Wanted Design: A Nova Iorque Cosmopolita

 

Que Nova Iorque é uma cidade que abraça diversas nações todo mundo sabe, mas o que não imaginávamos era que um evento como o NYCxDesign reuniria tantos designers dos mais variados lugares do mundo. No dia anterior (que vocês podem saber mais detalhes nesse post) conferimos muitas mostras de marcas européias, mas no Wanted Design isso se multiplicou.

Brasileiros (sim!), chilenos, islandeses, japoneses, canadenses, israelenses… Todo mundo teve um espaço reservado no evento e, como vocês devem imaginar, não faltaram inspirações. Como o nosso intuito aqui é compartilhar o que encontramos de mais interessante, prepare-se para esse post recheado de ideias incríveis para todo tipo de décor!

 

ILUMINAÇÃO

 

Bom, se teve uma área que se destacou no evento todo foi a iluminação e é claro que no Wanted Design não seria diferente. A primeira marca que chamou a nossa atenção por lá foi a israelense StudioKnob. A peça mais interessante de todo o estante foi a chamada Click Light que pode ser descrita como um cordão luminoso magnético.

A base da luminária é construída a partir de duas superfícies de metal através das quais a eletricidade de baixa voltagem (fique tranquilo, não dá choque) está em funcionamento e na qual cabos de diferentes comprimentos estão conectados. As cordas (luminárias em si) estão entrelaçadas com LEDs e se conectam magneticamente às superfícies metálicas. O resultado é uma peça super versátil e moderna que faz a diferença em qualquer ambiente! Olha só que incrível:

 

StudioKnob-ClickLight-illuminating_ropes-interactive_lamp-Adi_Azar-Yotam_Shifroni_gif-site-2

 

De Israel para o Japão: a coleção Kumiko OLED, da Kaneka, que foi criada pelo designer Michiru Tanaka vai muito além de simples luzes de LED. Os ladrilhos de níquel magnéticos, quando apagados, funcionam como espelhos. Entretanto, ao serem acessos criam padronagens únicas e superdelicadas. A tecnologia usada aqui é o OLED – já falamos dele aqui nesse post, lembram?

 

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-2

 

E se é pra falar de design de iluminação inusitado e criativo, não poderíamos deixar de mencionar a luminária Cloud, projeto mais famoso do Richard Clarkson Studio. Além do formato lúdico e perfeito para ambientes mais divertidos, as novas versões da peça respondem até mesmo a estímulos sonoros!

 

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-3

 

Agora, se você tem um estilo mais clássico e tradicional, não se preocupe: o Wanted Design também têm opções para você. A marca chilena MAIA Design, de Maria Jesus Seguel, traz pendentes de cerâmica feitos a mão com muita personalidade. Além dos modelos brancos atemporais, Maia também trabalha com folhas de ouro e cobre para o obter o efeito metalizado.

 

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-04

 

Sua fonte de inspiração é a cultura indígena chilena que fica, segundo ela, esquecida por muitos. A série exposta no evento é a RUCA inspirada nas ocas da região ao sul do país.

 

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-5

Vale a pena conferir mais sobre o projeto de resgate da cultura indígena promovido pela marca e o trabalho superdelicado 😉

 

BANCOS E CADEIRAS CHEIOS DE CHARME

 

E diferente dos outros showrooms, lojas e eventos que visitamos durante o período do NYCxDesign, no Wanted nós encontramos muitas ideias incríveis de bancos e cadeiras que podem fazer toda a diferença no décor. São aqueles móveis menores, mas ainda assim essenciais, sabe?

Como investir em um sofá tendência ou super diferente pode enjoar, achamos incrível compartilhar ideias de peças menores, como essas do designer brasileiro Danilo Vale. A primeira é a Cadeira Athos, criada com o apoio da Fundação Athos Bulcão, em homenagem ao legado do artista em Brasília.

A segunda peça é o Banco Tião, inspirado nos vergalhões das obras da capital brasileira e em tributo aos pedreiros e trabalhadores.

 

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-6

 

E se tem uma coisa que nós, como designers, adoramos em um espaço é misturar texturas. Melhor ainda se for um material inusitado para uma peça clássica como uma poltrona, né? A marca italiana Cappellini estava expondo uma versão em feltro supercool que nos chamou a atenção!

 

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-7

 

Falando em diferentes materiais, essa é justamente a proposta da marca colombiana Tucurinca que busca resgatar as tradições e técnicas usadas na produção das cadeiras colombianas e caribenhas inovando nos desenhos e materiais.  O modelo de balanço ultracolorido é ou não é uma ótima aposta para áreas mais despojadas?

 

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-8

 

E se você é desses que adora materiais naturais, rústicos e design multifuncional, muito provavelmente irá adorar as peças do Studio Lani. Todos os modelos são produzidos artesanalmente e a África é sua grande fonte de inspiração, principalmente a cultura nigeriana. As estruturas de madeira, ráfia e muitas outras plantas podem servir de base para banquetas ou mesas laterias cheias de charme 😉 A peça protótipo (na esquerda) foi produzida com a Planta do Irã e com acabamento em fios de cobre. Além do design único, cada peça conta uma história que vai muito além da beleza estética!

 

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-9

 

Voltando para os móveis mais tradicionais, mas é claro que com uma pitada de criatividade, não dá pra deixar de falar do Banco/Baú Coracle no corner do Jake Whillans Studio, de Toronto. A peça, aparentemente clássica, na verdade, é um baú em couro tingido e enrijecido que parece até madeira.  Esse é mais um daqueles móveis que surpreendem pela escolha de materiais, né?

 

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-10

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-11

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-12

 

Nada minimalista, a Left, marca mexicana especializada em móveis com design orgânico, trouxe para o evento uma de suas peça desejo: Loopita. O nome não poderia ser melhor, afinal, o looping é realmente a grande atração do móvel. Não é uma espreguiçadeira, um banco, um sofá… A peça permite uma maior interação entre duas pessoas em um ambiente descontraído, né? Nós adoramos!

 

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-13

 

TOQUE FUN

 

E já que o assunto está girando em torno de peças com um design mais divertido, por que não falarmos de modelos statement?

As camas infantis da Mathy By Bols são ótimas para ilustrar essa tendência fun. A marca belga é especializada em camas criativas que tornam qualquer quarto mais lúdico e interativo. Móveis montessorianos são mais do que tendências, afinal, eles permitem uma maior autonomia dos pequenos em seus quartos. Além de ajudar no desenvolvimento das crianças, não dá pra negar que uma peça dessas deixa o décor muito mais interessante 😉

 

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-14

 

Como quartos infantis sempre permitem um melhor uso da criatividade, aqui nós temos mais dicas para esse espaço! Já tínhamos comentado sobre os painéis interativos no primeiro dia de evento, mas essa versão magnética da designer Camille Walala para Visual Magnetics é ainda mais interessante para quem não curte muita sujeira. Uma parede dessas no quarto dos pequenos com certeza faz o maior sucesso!

 

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-15

 

Mas se você aí gosta de apenas alguns detalhes divertidos e não um móvel ou uma parede toda colorida, que tal investir nos puxadores e maçanetas inusitadas? A marca NJ Interiors é cheia de modelos bem fun! O nosso preferido foi o de tronco, mas a ideia é se inspirar nesse tipo de peça pra trazer pequenos pontos de destaque, mas ainda assim super charmosos para qualquer ambiente.

 

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-16

 

E pra finalizar esse post cheeeio de dicas, vamos falar de UpCycle? Ideias de reuso de peças já apareceram no primeiro post aqui do blog, mas o ambiente criado pela Istanbul Design Collective prova que essa tendência vai muito além do vintage. A bicicleta como base da estante e a prancha de surfe como mesa são móveis que provam que reutilizar peças pode criar um efeito mais moderno do que você imagina!

 

wanted-design-a-nova-iorque-cosmopolita-interiores-duo-design-2018-17

 

E aí, gostaram das peças? Nós precisamos confessar que foi difícil fazer uma seleção, afinal, encontrar tantas ideias incríveis em um só lugar tira o fôlego de qualquer um, haha 😉