DIÁRIO DE VIAGEM: O CHARME DE NEW ENGLAND

Gosta de design? Dicas de decoração? Referências e inspirações? Você veio para o lugar certo! Esse é só o primeiro de muitos posts do blog da Interiores Duo Design! Por aqui você vai encontrar não apenas ideias bacanas e novidades do mundo de design, mas também como aplicar as tendências adequando-as ao seu estilo de vida 😉

Vamos inaugurar o blog em grande estilo com o nosso Diário de Viagem do NYCxDesign 2018 que ocorre de 11 a 23 de maio. O evento reúne diversas vertentes do design, não somente de interiores, como também arquitetura, engenharia, moda, fotografia, artes plásticas, iluminação, tecnologia… Enfim, é realmente mundo de possibilidades!

 

post-introducao-blog-da-duo-referencias-new-england-diario-de-viagem-nyc-x-design-1

 

Profissionais, professores e marcas renomadas estarão expondo, palestrando e até mesmo visitando os espaços que, aliás, estão espalhados por toda a cidade de Nova Iorque. É a união perfeita de lazer e trabalho, afinal, não faltam ambientes e lugares incríveis por aqui.

O evento acontece semanas depois da Feira de Milão e, como vocês devem imaginar, aqui algumas das principais tendências são testadas e consolidadas.

Aproveitamos a oportunidade do evento para explorar a região de New England que conta com cidades históricas e, consequentemente, cheia de lugares charmosos, pitorescos e com muita personalidade. Newport, Boston, Wallingford e New Hevan foram as escolhidas para um tour de apenas 48 horas, mas que renderam muitas ideias e inspirações! Esperamos que gostem das dicas e, claro, consigam aplicar algumas delas no seu décor 😉

 

ARQUITETURA
post-introducao-blog-da-duo-referencias-new-england-diario-de-viagem-nyc-x-design-2

 

Impossível negar a influência inglesa na arquitetura de toda a região, afinal, o nome não é à toa. As casas do estilo vitoriano estão por toda parte, mas diferentemente da Inglaterra, na maior parte das vezes o material usado nas construções não são os tijolos, mas sim madeira. As cores também saem um pouco do tradicional vermelho e vão para tons pastel de amarelo, azul, verde, rosa… É o que eles chamam de ice cream colors.

Simetria, torres, janelões, fachadas com varandas  e telhados angulosos são só alguns dos pontos que definem esse estilo de arquitetura super charmoso!

 

post-introducao-blog-da-duo-referencias-new-england-diario-de-viagem-nyc-x-design-3

 

Já na parte de Boston, as características da arquitetura inglesa ficam ainda mais evidentes. Os famosos tijolos vermelhos (red bricks) estão por todos os lados: desde o campus da Universidade de Harvad, até igrejas, pontes e casas residenciais. A diferença fica por conta das clássicas escadas de emergência do lado de fora dos prédios 😉

 

ESTILO RENASCENTISTA ITALIANO

 

post-introducao-blog-da-duo-referencias-new-england-diario-de-viagem-nyc-x-design-4

post-introducao-blog-da-duo-referencias-new-england-diario-de-viagem-nyc-x-design-5

 

E quem achava que a influência inglesa era a única em New England está enganado. Algumas das mansões mais conhecidas na região de Newport tem como grande inspiração o Renascentismo Italiano.

 

post-introducao-blog-da-duo-referencias-new-england-diario-de-viagem-nyc-x-design-6

 

Muitos tecidos, tetos extremamente trabalhados, colunas em mármore, lustres de cristais, neste caso são lindos Baccarat e, claro, ouro não faltam por lá.

 

UPCYCLE 

 

post-introducao-blog-da-duo-referencias-new-england-diario-de-viagem-nyc-x-design-7

 

Agora vamos falar um pouquinho de design de interiores? A tendência do Upcycle nunca esteve tão em alta; e vamos combinar? Não tem nada melhor do que encontrar referências de reuso de peças vintage em ambientes inusitados.

Uma bicicleta antiga, por exemplo. funciona como uma ótima base para um aparador. Que tal aproveitar essa ideia e procurar sua bicicleta de infância? Ao invés de deixá-la parada num canto esquecida pode renovar com muita personalidade e inovação o seu ambiente.

 

post-introducao-blog-da-duo-referencias-new-england-diario-de-viagem-nyc-x-design-8

 

Outra ideia simples e incrível é o “ventilador” de teto.  Você pode substituir aquela peça sem graça que, na maioria das vezes, quer esconder por um modelo extremamente funcional e que se torne o ponto de destaque do ambiente, como na foto acima.

 

post-introducao-blog-da-duo-referencias-new-england-diario-de-viagem-nyc-x-design-9

post-introducao-blog-da-duo-referencias-new-england-diario-de-viagem-nyc-x-design-10

 

A tendência é tão ampla que até restaurantes entraram na mesma pegada. O estilo muda, mas a ideia de reuso é a mesma. Placas antigas, caminhões e faixas trouxeram um toque vintage supercool para este restaurante em Newport. Essa é a prova de que até quem tem um gosto mais moderno para o décor pode reaproveitar muitas peças antigas!

 

APROVEITAMENTO DE ESPAÇO 

 

post-introducao-blog-da-duo-referencias-new-england-diario-de-viagem-nyc-x-design-11

 

E tem algo mais atual do que otimização de espaço? Até em ambientes super sofisticados é possível aproveitar os cantinhos perdidos, como aquele famoso vão embaixo da escada 😉

 

DETALHES

 

post-introducao-blog-da-duo-referencias-new-england-diario-de-viagem-nyc-x-design-12

 

E como vocês já devem imaginar, não faltaram detalhes interessantes nos locais que visitamos. Para quem curte uma decoração mais básica, mas ainda assim cheia de bossa, vale apostar em puxadores delicados e inusitados. Esse tipo de peça simplesmente transforma qualquer armário ou cômoda mais simples. O mesmo vale para as torneiras com ornamentos, tá? Um banheiro ou uma cozinha com uma pegada minimalista fica muito mais cool com metais diferenciados.

Agora, se a ideia é apostar numa parede revestida com muita personalidade, por que não um painel de madeira talhado com papel parede com textura no baixo relevo? O da segunda foto é com folha de ouro, mas é claro que atualmente há inúmeras opções de papéis com o mesmo efeito, ultramodernos e, claro, muito mais baratos! Os mosaicos também podem sair do óbvio em pisos ou até mesmo quadros 😉

 

post-introducao-blog-da-duo-referencias-new-england-diario-de-viagem-nyc-x-design-13

 

E quem foi que falou que sala de jogos precisa ser toda descolada? Um lustre clássico não só deixa o ambiente mais sofisticado, mas também evidencia o design da mesa de bilhar. Essa é aquela inspiração para sair do convencional!

post-introducao-blog-da-duo-referencias-new-england-diario-de-viagem-nyc-x-design-14

Para quem gosta de miudezas, também não faltam ideias. A gaveta forrada com papel de parede é uma daquelas “surpresas” que trazem charme para o décor. Os relógios mais clássicos também podem ser usados de uma forma mais moderna, como acoplados em mãos francesas 😉

***

E aí, gostaram das dicas e inspirações!? Fiquem atentos por aqui porque já já entram muitas outras ideias do que estamos vendo aqui em NY!