Diário de Viagem: Design Europeu em Manhattan

 

Quem pensou design Europeu só estaria presente na feira de Milão está muito enganado, afinal, em Nova Iorque você encontra de tudo um pouco. Esse nosso diário de viagem é exatamente sobre isso, porque além das diversas lojas europeias com filias em Manhattan, muitas marcas e designers vieram especialmente para o NYCxDesign apresentar novidades! É claro que não deixaríamos de compartilhar o que encontramos de mais incrível e se prepare porque hoje o post está cheio de inspirações!

 

ROCHE BOBOIS

 

O nosso passeio começa com uma parada mais do que obrigatória para quem ama design: a Roche Bobois. A marca francesa possui peças de fabricação própria, mas também representa alguns outros designers. O que impressiona por lá é a curadoria super cool, moderna e leve. Impossível não se encantar com ao menos uma peça em cada cantinho da loja, sabe? As escrivaninhas, por exemplo, chamaram muito a nossa atenção.

Apesar de ser uma peça relativamente comum, na Bobois você encontra versões com toque vintage e até modelos modernos com linhas mais irregulares 😉

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-1

 

As estantes desconstruídas também nos impressionaram. A primeira é uma versão mais moderna com nichos abertos e fechados que criam um efeito super impactante na parede. Além da versão toda branca, lá você encontra uma gama bem diversa de tons e ainda é possível colocar espelhos em alguns dos nichos para quem quer uma peça ainda mais interessante.

Já a segunda versão tem aquele toque vintage repaginado que a gente adora. A referência retrô é inegável, no entanto, os vidros e laterais mais arredondadas deixaram a peça mais descolada.

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-2

 

E foi lá onde vimos pela primeira vez na viagem os sofás com encostos móveis – que até o final do post você vai ver que é realmente uma tendência fortíssima! Nós já tínhamos falado sobre sofás no último post, mas essa versão com o encosto retrátil realmente ajuda modificar qualquer ambiente mais neutro e clássico.

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-3

 

PAOLA LENTI

 

Texturas e mais texturas além de uma paleta incrível de tons vibrantes! Se você ainda não conhece a marca da designer italiana Paola Lenti pode começar a abrir os olhos porque as peças realmente são para deixar qualquer um boquiaberto. O grande diferencial da marca é a preocupação com os tecidos e cores desenvolvidos exclusivamente. A marca produz móveis, tapetes e até mesmo estruturas arquitetônicas usando materiais e cores próprias.

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-4

 

Apesar de começar falando sobre a explosão de cores e texturas que são marcas registradas de Paola, o ambiente que mais amamos no showroom era relativamente neutro. Digo relativamente porque não é comum e muito menos básico usar placas de cobre para dividir ambientes, né? No entanto, a ideia deixou o espaço super sofisticado e moderno!

Para quem curtiu a proposta, mas sabe que o cobre não é um material baratinho, dá para reproduzir a ideia com tecidos translúcidos – já até falamos sobre isso aqui no blog. O efeito fica incrível e o preço bem mais em conta 😉

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-05

 

Outro ponto alto da marca são os móveis e peças para áreas externas. Como Paola Lenti tem um cuidado muito grande com os tecidos, texturas e cores, não faltam cadeiras, puffs e sofás perfeitos para um espaço ao ar livre. Os materiais são resistentes à luz e aos agentes atmosféricos, e por isso podem ser usados sem medo em áreas abertas.

Aah, e a paleta de azuis e verdes vem se consolidando como tendência – lembra que já falamos sobre isso em um dos primeiros posts da viagem?

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-6

 

Bom, e se você achou que as texturas e cores maravilhosas só apareciam nos móveis e tapetes, está muito enganado. Os tecidos estavam por toda parte no showroom, inclusive em biombos. placas revestidas, quadros e até tubos que iam do chão ao teto formando uma espécie de painel. Não dá pra negar que apesar das ideias serem simples e fáceis de reproduzir com outros tecidos e materiais, o efeito fica super cool!

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-7

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-8

 

E falando em revestimentos e texturas, esse mix de materiais também apareceu nos móveis e principalmente nas composições de mesas de centro. Ferro, madeira, laca, mármore… Vale misturar acabamentos e formatos diferentes para trazer um toque mais moderno para sala!

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-9

 

GIORGETTI

 

Como falei, essa misturinha de mesas de diferentes formatos e materiais está com tudo e também apareceu no espaço da marca Giorgetti. Nesse caso, eles foram até mais ousados e colocaram versões estampadas que deram um up nos ambientes mais clássicos e neutros.

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-10

 

E já que o assunto gira em torno de texturas diferenciadas, no espaço reservado para a marca não faltaram peças de couro super interessantes. A mesa revestida, por exemplo, é uma excelente alternativa para ambientes corporativos mais formais.

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-11

O couro também apareceu de formas mais inusitadas como no painel com pequenas placas revestidas que trouxeram movimento para a parede 😉 Já nos móveis mais clássicos, o tecido surgiu em composições atemporais com a madeira.

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-12

Mas de todo o showroom, uma das peças que mais gostamos foi o aparador ultra versátil com bandejas de madeira e couro. As placas não apenas de movem em cima da peça, escondendo e mostrando as divisões internas, como também podem ser retiradas na hora de servir bebidas e/ou petiscos. Essa é ou não é uma excelente opção para complementar o décor da sua sala de jantar/estar?

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-13

 

Outras peças que não passaram despercebidas aos nossos olhos foram as estantes desconstruídas. Essa, aliás, é uma forte tendência, viu? No mesmo dia nós já tínhamos visto opções da Roche Bobois, mas esses modelos em ferro com uma pegada mais industrial também ficam super interessantes!

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-14

O metal também surgiu com força nos móveis e não só em peças com pegada industrial ou mais rústica. Modelos clássicos e sofisticados, como essa cômoda, ficavam dentro de estruturas de vidro e metal. As telas metálicas fixadas dentro do vidro dão um efeito delicado, mas ainda assim surpreendente para o décor.

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-15

 

UNIFOR

 

A Unifor foi uma grata surpresa no evento, afinal, estávamos sentindo até falta de ideias inovadoras e interessantes para ambientes corporativos e home offices. Não dá pra negar a influência da tecnologia no nosso dia a dia e é claro que o design dos móveis precisa acompanhar todas essas mudanças. Mesas com carregadores, entradas de cabos USB e tomadas embutidas definitivamente auxiliam muito uma estética mais minimalista em um ambiente de trabalho, né?

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-16

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-17

 

Também encontramos ideias minimalistas de iluminação, mas que fazem total diferença em um ambiente mais neutro. Um lustre com anéis encaixados em um espaço com pé direito alto realmente valoriza demais o décor, né?

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-18

 

E para você que achou que faltavam mais referências do mix de materiais em um estilo mais clássico, essa bancada de cozinha com granito, madeira e metal é a prova de que misturar texturas e acabamentos nem sempre precisa ser over – muito pelo contrário! Os tons neutros trouxeram unidade para a peça, mas o design deu aquele toque de modernidade para o ambiente 😉

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-19

 

MINOTTI

 

E como o melhor fica pro final, terminamos o dia em um dos espaços mais inspiradores de toda NY: a loja da Minotti! A marca que é referência em Milão também estava presente com um espaço superespecial no NYCxDesign. O ponto alto, definitivamente, foram os móveis versáteis!

Começando com essa cama super comfy na qual o encosto é móvel! A “cabeceira” roda toda a cama e permite um aproveitamento diferente do espaço a cada dia 😉

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-20

 

No entanto, se existe uma peça que resume bem a versatilidade dos móveis é esse sofá das fotos abaixo! Só o design orgânico e o couro branco já tornam a peça super especial, mas não dá para negar que esses encostos móveis são muuito cool. A sala de estar ganha uma nova cara com cada formatação do sofá, né?

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-21

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-22

 

Tanto quanto os encostos móveis e retráteis, os sofás vazados também apareceram demais na mostra. Como comentamos nesse post, essa é uma excelente opção para quem não quer tampar a visão em ambientes integrados 😉

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-23

 

Já o mix de materiais foi além das mesinhas de centro na Minotti. A mistura de tecidos nos sofás é uma forma mais moderna (e ousada) de investir na tendência! Nós amamos a ideia, e você?

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-24

Outras peças que também apareceram na loja foram as estantes inusitadas. As versões em ferro foram as que mais nos chamaram a atenção, mas diferentemente das outras marcas, os modelos que estavam expostos na Minotti tinham diferentes larguras de prateleiras que resultavam em um efeito ainda mais moderno e assimétrico: desconstrução total!

 

diario-de-viagem-design-europeu-em-manhattan-interiores-duo-design-nycxdesign-26

 

***

Ufaa, tem como não ficar impressionado depois de ver tantas ideias incríveis? Nos encantamos com cada cantinho das lojas e esperamos que todas essas ideias também tenham te inspirado 😉