Diário de Viagem: A Mudança na Experiência de Consumo

 

Mais do que mostras e eventos de lançamento, o NYCxDesign abre espaço para debates e conversas sobre as mais diversas áreas do design. Não é por acaso que um dos eventos mais conhecidos é o Design Talks e é claro que nós não perderíamos a oportunidade de assistir ao menos uma palestra.  Uma das que mais chamaram a nossa atenção foi a Changing Role of Designers, com Dalia Strum (professora do Fashion Institute of Technology), Craig Crawford (CEO e fundador da Consutoria Crawford e vice-presidente de estratégia de TI, arquitetura e relacionamentos da Burberry) e Angus McGuffin (diretor criativo e digital da Avary Dennison).

O debate girou em torno do papel do designer com a convergência da experiência física e digital do consumidor. Isso porque atualmente a grande maioria das marcas e lojas possuem presença digital, mas nem por isso abrem mão de espaços físicos para atender os clientes presencialmente. Mas o que mudou no comportamento do consumidor com acesso a tecnologia? O que mudou na experiência de compra? Pois é, o que ouvimos na palestra e vimos em muitas das lojas por aqui é que o ambiente físico não é só um meio para a compra final, mas também um espaço de experiência.

 

Lounge da Palestra

Lounge da Palestra

 

Dois dos lugares que mais chamaram a nossa atenção com esse conceito foram as lojas da Nike (no Soho) e da Adidas (na 5th Avenue). A primeira tem uma pegada mais futurista em toda a decoração: muito branco, plástico e minimalismo. As paredes revestidas com um tipo de “plástico bolha” grandão criam um efeito super cool.  Essa é uma alternativa barata e até simples para revestir as paredes de um jeito diferente. Aliás, quem já leu o nosso último post deve lembrar que falamos sobre o uso de painéis inusitados, né?

Já pensou em aplicar essa ideia em quartos infantis? O efeito é lúdico e ainda protege os pequenos!

 

diario-de-viagem-a-mudanca-na-experiencia-de-compra-interiores-duo-design-nycxdesign-2018-2

 

Já a Flagship da Adidas é realmente conceito puro. O local remete a um estádio com uma pegada bem industrial. Não faltam misturas de materiais, como ferro e madeira, além dos canos e estruturas aparentes.

 

diario-de-viagem-a-mudanca-na-experiencia-de-compra-interiores-duo-design-nycxdesign-2018-3

 

O ambiente que mais nos surpreendeu em toda a loja foi a escada que lembra uma arquibancada. Além da estátua sentada, o local fica de frente para uma televisão e tem uma vista incrível para a 5th Avenue.

 

diario-de-viagem-a-mudanca-na-experiencia-de-compra-interiores-duo-design-nycxdesign-2018-4

 

E se você gosta de lojas cheias de inspirações, o bairro do Soho é o lugar para visitar. Ande sem rumo que você definitivamente irá encontrar muitos lugares inusitados e, claro, maravilhosos como esses que listamos aqui embaixo:

 

OCHRE

 

A união do antigo com o novo nunca esteve tão em alta e isso vale também para os ambientes comerciais. Nós, por exemplo, entramos na Ochre simplesmente pela fachada incrível. A porta de madeira super antiga e detonada contraponto com o design moderno das peças expostas chamou a nossa atenção.

 

diario-de-viagem-a-mudanca-na-experiencia-de-compra-interiores-duo-design-nycxdesign-2018-5

 

A surpresa lá dentro não poderia ser melhor, afinal, a sensação é quase de como entrar em uma galeria de arte. Os pendentes são verdadeiras instalações e cada cantinho da loja tem o seu charme. Um dos lugares mais interessante é o corner com as almofadas em tons esverdeados. Só o degradê de tons já torna o espaço especial e cheio de personalidade.

 

diario-de-viagem-a-mudanca-na-experiencia-de-compra-interiores-duo-design-nycxdesign-2018-6

 

THE WEBSTER

 

E não são só as lojas de decoração que exalam personalidade, viu? As lojas de roupas e acessórios também trazem muitas inspirações. Esse é o caso da Webster, uma loja multimarcas de luxo com um décor super fun e atual.

Os estofados coloridos e móveis com formas mais orgânicas deixam o ambiente bem convidativo e aconchegante, né?

 

diario-de-viagem-a-mudanca-na-experiencia-de-compra-interiores-duo-design-nycxdesign-2018-7

 

Uma outra ideia bem bacana usada nessa loja são os painéis revestidos com papel de parede estampado. Eles ficam atrás das araras e delimitam o espaço de uma forma sutil e cheia de charme 😉 Essa é outra ideia interessante para valorizar um espaço da sua casa ou até mesmo escritório.

 

STUDIOANISE

 

Falando em arte e instalações, um dos locais mais incríveis por lá é o Studioanise que revende móveis da alemã Rolf Benz. Aliás, essa é a flagship da marca e os espaços são realmente de tirar o fôlego.

No entanto, o que mais nos impressionou foi a seleção de quadros ultramodernos do artista, também alemão, Michel Friess, Os quadros no estilo Pop Art trazem figuras e personagens clássicos com um toque divertido e inusitado. O mais interessante é que as pinturas são feitas em cima de placas de metal, o que traz um toque industrial para cada uma das obras.

 

diario-de-viagem-a-mudanca-na-experiencia-de-compra-interiores-duo-design-nycxdesign-2018-8

 

MARIEBELLE

 

Por último, mas não menos importante, o que dizer de uma confeitaria com um décor vintage e delicado? A Mariebelle é uma das chocolaterias mais famosas de NY e a decoração do local com certeza conta muitos pontos! Boiseries, papéis de parede coloridos, estantes de madeira, mesas com base de ferro retorcido… É uma surpresa em cada canto!

 

diario-de-viagem-a-mudanca-na-experiencia-de-compra-interiores-duo-design-nycxdesign-2018-9

 

Isso sem contar os chocolates deliciosos, né? Provamos o dark com flor de sal e dá água boca só lembrar!

 

***

 

E aí, curtiram as ideias? Realmente a experiência de visitar cada um desses lugares vai muito além do consumo, que se torna só uma consequência!